domingo, 8 de dezembro de 2013

Descrição de imagem: um processo inclusivo.

A descrição de imagens é a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito.
Pode-se ressaltar que ao descrever uma imagem ou audiodescrever, estamos diante de um processo inclusivo, pois a descrição de imagem e a audiodescrição são atividades de mediação, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a descrição e/ou a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.


Uso da escrita ampliada em destaque da cor (contraste)
Descrição
A foto apresenta duas pessoas sentadas e a frente tem uma mesa na qual a pessoa da direita que é o guia-intéprete escreve para ela as informações, utilizando papel branco e caneta hidrográfica preta para escrita ampliada, favorecendo a leitura da pessoa com surdocegueira.

BRASIL. Nota Técnica, Nº. 21. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. MEC/SECADI/DPEE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=10538&Itemid=. Acesso em 01/11/2013.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; FILHO, Paulo Romeu (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria do Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível na opção LIVROS do site: www.vercompalavras.com.br. Acesso em 01/11/2013).