Ao ler o texto “O modelo dos modelos” do autor Italo Calvino nos deparamos em situações de refletir sobre a homogeneidade dos seres, que nos faz pensar que quando se trata de pessoas não podemos ter modelos formados. O autor traz em sua escrita uma trajetória sobre esse modelo e conclui não ser possível estabelecer modelos prontos para a realidade e sim se adaptar a partir de parâmetros a uma realidade.
Quando relacionamos o texto ao AEE- Atendimento Educacional Especializado, pensamos nos seres como únicos e passíveis de modelos, visto que embora tenhamos pessoas com deficiências semelhantes, elas possuem particularidades, são dotadas de potencialidades, cada uma com seu ritmo. Ainda sobre esses seres únicos é possível ressaltar que o meio social e o trabalho desenvolvido será primordial para os possíveis avanços ou retrocessos.
Diante do exposto que grande responsabilidade e compromisso o profissional do AEE tem em meio à diversidade encontrada em seu trabalho diário e saber que não existem modelos e sim parâmetros que precisam ser pensados e planejados para que possamos traçar metas e assim ter sucesso em prol da inclusão, tanto social como escolar.