domingo, 8 de dezembro de 2013

Descrição de imagem: um processo inclusivo.

A descrição de imagens é a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito.
Pode-se ressaltar que ao descrever uma imagem ou audiodescrever, estamos diante de um processo inclusivo, pois a descrição de imagem e a audiodescrição são atividades de mediação, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a descrição e/ou a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.


Uso da escrita ampliada em destaque da cor (contraste)
Descrição
A foto apresenta duas pessoas sentadas e a frente tem uma mesa na qual a pessoa da direita que é o guia-intéprete escreve para ela as informações, utilizando papel branco e caneta hidrográfica preta para escrita ampliada, favorecendo a leitura da pessoa com surdocegueira.

BRASIL. Nota Técnica, Nº. 21. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. MEC/SECADI/DPEE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=10538&Itemid=. Acesso em 01/11/2013.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; FILHO, Paulo Romeu (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria do Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível na opção LIVROS do site: www.vercompalavras.com.br. Acesso em 01/11/2013).

sábado, 16 de novembro de 2013

7º Seminário de Educação e Leitura

O 7º Seminário de Educação e Leitura aconteceu durante os dias 11,12,13 e 14 de novembro/2013,no Praia Mar hotel- Natal/RN, foi ímpar. Tive a oportunidade de participar do minicurso com a Profª Rita Vieira e sua Doutoranda Camila, como também assistir a palestra do profº Alexandre Lopes que tão bem explicitou sua prática docente inclusiva.

domingo, 20 de outubro de 2013

O jogo e a aprendizagem

Considerando-se que a criança com deficiência intelectual apresenta dificuldades em assimilar conteúdos, faz-se necessário a utilização de material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do conhecimento. Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que apresentam as duas características acima citadas. Proporcionam a aprendizagem através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete, analisa e interage com seus colegas e com o professor. Portanto, sugiro o boliche das letras, utilizo bastante na minha prática e as crianças aprendem bastante. BOLICHE DE LATAS Estimula: Motricidade, coordenação motora ampla, arremesso ao alvo, controle de força e direção. Possibilidades de exploração: • Empilhar as latas fazendo um castelo. • Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as latas. • Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas. • Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.

sábado, 7 de setembro de 2013

Plano Inclinado




Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão

Um recurso de Tecnologia Assistiva que podemos usar com os alunos que apresentam deficiência física com sequela em seus membros inferiores e superiores é o plano inclinado. Estes apresentam dificuldades em realizar suas atividades, pois muitas vezes a mobília não é adaptada e o recurso facilitará tanto na execução quanto na visualização destas atividades. 

O plano inclinado pode ser comprado de madeira ou confeccionado na própria escola.
 

               
 

                                                 Plano inclinado de madeira