Sou Francinete Marcolino da Silva Lima, pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e em Língua Portuguesa. Atualmente professora da sala de Recurso Multifuncional (SME- Natal/RN) e Tutora à distância da UFRN. Este blog é destinado a atividades desenvolvidas no curso AEE (UFC).
domingo, 20 de outubro de 2013
O jogo e a aprendizagem
Considerando-se que a criança com deficiência intelectual apresenta dificuldades em assimilar conteúdos, faz-se necessário a utilização de material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do conhecimento.
Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que apresentam as duas características acima citadas. Proporcionam a aprendizagem através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete, analisa e interage com seus colegas e com o professor. Portanto, sugiro o boliche das letras, utilizo bastante na minha prática e as crianças aprendem bastante.
BOLICHE DE LATAS
Estimula: Motricidade, coordenação motora ampla, arremesso ao alvo, controle de força e direção.
Possibilidades de exploração:
• Empilhar as latas fazendo um castelo.
• Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as latas.
• Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
• Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jogo muito interessante a ser trabalhado em diversos momentos. Lembrando que podemos utilizar também letras, imagens, etc., nos boliches, é muito legal...
ResponderExcluir